Estudante da rede municipal de Ilhéus é destaque no Projeto Lápis na Mão
O aluno Lucas Santiago Carmo dos Santos, da Escola Municipal Professor Paulo Freire, localizada no Bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, foi o grande vencedor na categoria Melhor Desenho, do Fundamental I, do projeto Lápis na Mão/2014, promovido pela TV Santa Cruz. O trabalho do garoto alcançou a marca de 17.000 votos via internet, superando assim os demais estudantes do Sul e Extremo Sul do Estado. Esta foi a 5ª edição do projeto, cuja premiação ocorreu na semana passada no Auditório Paulo Freira, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Lucas Santiago também recebeu o prêmio Gran Pix, tendo o seu desenho sido escolhido no universo de 9.300 outros, como o melhor desenho no geral. Como observa a secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, a premiação do estudante concretiza o trabalho desenvolvido na escola, “que oportuniza momentos de incentivo à leitura, voltados para despertar a criatividade e capacidade de percepção e expressão dos educandos”.
Ainda de acordo com a secretária, “esse prêmio é resultado do esforço dos professores e da direção da Escola Paulo Freire, que sempre estimula e desenvolve propostas que viabilizam o pleno desenvolvimento intelectual dos educandos, contribuindo para a sua formação como um todo”, finalizou Marlúcia Rocha.
A secretária lembra ainda, que outro estudante da mesma instituição, David dos Santos, 10 anos, do 5º ano, foi um dos 100 brasileiros a ganhar a medalha de ouro, nível nacional entre os 70 mil inscritos na Olimpíada Brasileira de Robótica, por ter atingido nota máxima em todas as provas. A competição, realizada pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.